Sicredi e Escola Leonel de Moura Brizola constitui Cooperativa Escolar em Bombinhas.

Em parceria com a secretaria de educação e prefeitura municipal, cooperativa será mantenedora do projeto educacional que envolve crianças e adolescentes.

A Sicredi, Secretária de Educação e Prefeitura Municipal de Bombinhas realizam Assembleia de constituição da primeira cooperativa escolar de Bombinhas, a CooperPluri.  A iniciativa de implantar uma cooperativa, acontece em parceria com a escola Centro de Educação Integral e tecnológico Leonel de Moura Brizola. O evento aconteceu, nesta quarta-feira (06), em Bombinhas.

Estiveram presentes na cerimônia, as diretoras da escola, Fátima Tchorney e Ana Maria Elias Rodrigues; a coordenadora Pedagógica, Márcia Bello; orientadora da cooperativa escolar, Kelly Caroline Vichinieski; assessora pedagógica do projeto, Marcela Oswald Rosa;  vereador do município, Tiago Antônio de Souza; Diretor Executivo da Sicredi Vale Litoral SC, Arão João da Silva Neto; além dos gestores da Sicredi; alunos e demais convidados.

“Temos orgulho da história que trilhamos dentro do programa, em suas diferentes fases e ações, hoje temos a oportunidade de poder oferecer à escola, Leonel de Moura Brizola a constituição da sua Cooperativa Escolar, o que significa proporcionar também aos alunos a vivência na prática de valores como a cooperação, a cidadania, a autonomia e a independência. Acreditamos que experiências como esta, agregam na formação dos alunos, ao trabalhar na prática os princípios do cooperativismo, desenvolvendo o protagonismo dos nossos jovens, dentro e fora da escola, formando assim cidadãos conscientes e futuros líderes da comunidade” declara, Arão João da Silva Neto, diretor executivo da Sicredi Vale Litoral SC.

“A Sicredi tem se dedicado a fortalecer o compromisso com a educação cooperativista. A implementação das metodologias educacionais nas escolas representa um passo essencial nessa jornada. O cooperativismo inspira valores fundamentais, princípios sólidos e práticas colaborativas que proporcionam aos alunos oportunidades de aprendizado e a ampliação dos conhecimentos, os alunos colocam a mão na massa e descobrem suas potencialidades. É uma grande satisfação para nós, poder contribuir para que escolas se tornem efetivamente locais de humanização e transformação social”, cita Bruno Daniel Todero, gerente de relacionamento da Sicredi Vale Litoral SC.

Como funciona o Programa Cooperativas Escolares

– A instituição de ensino faz a adesão ao Programa Cooperativas Escolares em parceria com a mantenedora e o Sicredi

– A participação dos alunos é por adesão livre e voluntária, com a autorização dos responsáveis Legais.

– É recomendado a participação dos alunos do ensino fundamental (anos finais) e/ou médio.

– Toda cooperativa escolar precisa de um professor orientador com carga horaria semanal destinada à realização do programa.

– É constituída uma rede de cooperação, formada pela instituição de ensino, mantenedora, Sicredi, assessoria pedagógica, organizações do movimento cooperativista, comunidades e famílias.

– Os associados da Cooperativa Escolar participam de oficinas de aprendizagem e eventos de intercooperação em parceria com outras cooperativas e instituições.

Divulgadão Sicred Litoral

Adicionar aos favoritos o Link permanente.