GRUPO DE BOI DE MAMÃO EIA BOI DAS BOMBINHAS REALIZA INTERVENÇÕES NAS ESCOLAS

Mais de 900 alunos participaram da roda de conversa com os mestres e da cantoria do Eia Boi nas escolas bombinenses.

A última semana de novembro foi de “Eia Boi! Nax Exlocax” bombinenses, uma intervenção do Coletivo e Grupo de Boi de Mamão Eia Boi das Bombinhas realizada nos dias 27 e 29 de novembro nas Escola Básicas Municipais Manoel Eduardo Mafra e Pequeno Príncipe. No total foram 925 alunos contemplados com a atividade.

A roda de conversa contou com a participação dos Mestres da Cultura Tradicional de Bombinhas na categoria Boi de Mamão, que fundamentam o grupo, Paulinho Gabriel e Rosa Melo, com mediação da coordenadora, cantora e produtora do coletivo Marcinha Ferreira. Os mestres, 83 e 76 anos respectivamente, falaram sobre como iniciaram as vivências na manifestação e como era realizada no passado, cada um deles tem mais de 70 anos de experiência com o folguedo de boi de mamão. “Foi lindo demais! As crianças têm sede da brincadeira, querem tocar nos bichinhos, escutam atentamente, se pudéssemos iríamos todos os meses nas escolas”, comenta Mestra Rosa Melo. 

A mãe do Filipe, Clara Lippmann, aluno da EBM Pequeno Príncipe, brincou na Maricota e ajudou a criançada a entrar no personagem para brincar, conta que a experiência foi singular: “sempre gostei muito desde criança da Maricota! Então deixei as rimas e a cantiga embalarem a boneca, e tive uma grande satisfação em poder fazer parte disso tudo, não só da apresentação, mas também auxiliando as crianças e dando exemplo pro meu filho de como é importante a participação de todos para a propagação do nosso patrimônio, da nossa cultura e da nossa tradição! ”

O grupo também esteve parte também no dia 22 de novembro, no 30º Açor em Biguaçu, onde foi representando o município de Bombinhas na delegação no desfile etnográfico e subiu ao palco no fim do dia para fazer sua apresentação. Marcinha Ferreira ressalta que o coletivo é formado por crianças, jovens, representantes da comunidade bombinense tradicional, pesquisadores da cultura popular e músicos profissionais e que está de portas abertas para a comunidade sempre. “Somos um grupo que tem por objetivo realizar a manifestação de boi de mamão tradicional bombinense, e nossa missão é fazer e perpetuar o repasse de geração a geração, a brincadeira é feita pela e para a comunidade”.

“Eia Boi nas escolas: Roda de conversa com os Mestres e cantoria” é uma proposta selecionada e executada com recurso do Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Participaram da atividade os integrantes do grupo: Mestres de Boi de Mamão Rosa de Melo e Paulinho Gabriel, Marcinha Ferreira (Mediação, produtora e vocal), Paulo Henrique (Violão e vocal), Kauan Silva (Percussão e vocal) e Deivid Olimpia (brincante).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.