OS PÉS QUE OUTRORA TRILHARAM A ROTA DA MANDIOCA

Mês de maio tem farinhada da culinarista Rosiane Vieira em parceria com os Mestres Neu e Elba Cruz.

Acontece neste mês de maio a farinhada, em todas as suas etapas, idealizada pela culinarista Rosiane Maria Vieira, também coordenadora do projeto Os pés que trilharam a rota da mandioca. O encontro em torno da fornalha de cobre do Engenho Vó Neu, reúne familiares de Rosiane, em especial a matriarca, suas tias e filhas, para o feitio da farinha de mandioca, sob orientação dos Mestres Engenheiros Neu e Elba Cruz.

Rosiane é filha de Maria Odete da Silva Vieira, e tem por avós maternos seu Lauro Silvério da Silva e dona Odete Adelaide da Silva, famílias tradicionais bombinenses que possuíam um engenho de farinha de mandioca na localidade chamada Amendoim, no Morro do Macaco, no Canto Grande, bairro berço de seu tronco familiar. Era comum a comunidade cantograndense usufruir deste engenho, vários troncos familiares ainda contam sobre esses dias. Foram anos e anos de farinhadas para a família e em “ameia”, como se fala em Bombinhas, as feitas em parcerias: metade para cada um.

Rosiane não se recorda da sua idade quando o engenho foi vendido, mas as memórias suas e de seus avós sobre as farinhadas, nunca a deixou. E vivenciará com esse projeto, junto aos seus, todo o processo de uma farinhada.

Em virtude da capacidade limitada do espaço do Engenho o acontecimento é  para convidados selecionados por Rosiane, que não esconde a alegria e a expectativa para concretização do projeto. “Estou ansiosa, emocionada, feliz, é um misto de sentimentos. Pra mim, reviver o processo da farinhada é a realização de um sonho, que mudará a minha visão como culinarista, como herdeira dos saberes tradicionais locais, como cidadã bombinense e como ser humano, o que me torna também responsável em ser uma agente transmissora destes saberes. E tenho certeza, de todos que participarem do processo”.

O projeto ainda contempla dois momentos de cultura alimentar nomeados de aulas show, onde o parceiro de execução Cheff Willian Aimar do Couto Lopes e Rosiane prepararão e ensinarão, com direito a degustação, receitas a base de mandioca. Essa experiência e vivência resultará em um E-book com 10 receitas que será disponibilizado gratuitamente aos interessados.

O projeto “Os pés que outrora trilharam a rota da mandioca” foi contemplado e é executado com o patrocínio da Prefeitura de Bombinhas através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital “Mestre Cantalício Rocha” – Edição 2023 do Fundo Municipal de Cultura”.

Fica técnica

Idealização e coordenação do projeto: Rosiane Maria Vieira

Assessoria de cultura alimentar: Cheff Willian Aimar do Couto Lopes

Coordenadores técnicos de Patrimônio Cultural Imaterial dos saberes e fazeres de Engenho de Farinha de Mandioca: Mestre Neu Cruz e Mestra Elba Cruz

Serviço

O quê: Os pés que outrora trilharam a rota da mandioca – Farinhada

Quando: Maio de 2024

Informações: Instagram @osmaresrisoteria

Idealização: Rosiane Maria Vieira

Produção: Os Mares Risoteria

Patrocínio: Prefeitura de Bombinhas através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital “Mestre Cantalício Rocha” – Edição 2023 do Fundo Municipal de Cultura

Observação: Encontro exclusivo para convidados, devido a limitação do espaço físico do Engenho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.